Como Hulha Negra foi adquirida como égua para provas de laço, parecia um animal comum, mas na sua primeira participação em torneio de laço, em Vacaria, já ajudou sua equipe a ser campeã e seu ginete Antonio Macedo sagrou-se campeão individual de laço.

Em outro rodeio, no mesmo município, numa prova de laço somente para cavalos crioulos, Antonio Macedo, montando a égua Hulha Negra, volta a ser campeão. Ganhou como prêmio um Potro Crioulo, chamado Sobradinho Festival, Este Potro foi domado e sagrou-se um campeão de laço e rédeas nas pistas de rodeios.

HN Bailarina Debochada
1ª Grande Campeã Produzida
pela Cabanha

Em maio de 1994, o grande amigo Leandro Moreira, por iniciativa própria, leva a égua Hulha Negra em uma exposição morfológica em Caxias do Sul. Nesta exposição arrebata os prêmios de Campeã Égua Adulta, Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça, coisa que seu proprietário nem sabia o que significava. Hulha Negra participou de mais algumas exposições morfológicas, sempre se posicionando entre as melhores colocadas. Sempre chamou muita atenção nas provas de laço e de rédeas se destacando por sua beleza e bondade.

Em 1994 a curiosidade é despertada, pois muitos amigos questionavam, como uma égua com tantas qualidades, não estava reproduzindo ou competindo em provas da raça? Foi quando então se buscou informações sobre a raça, sobre a ABCCC e sobre a égua em questão. Desta forma conseguimos obter as primeiras informações e adquirimos as primeiras éguas para cria e usamos o afixo HN (usado até o ano 2000, quando passou a ser utilizado o afixo Hulha Negra).

 

TJ Luzeiro – Credenciado em Lages / 2004
Grande Campeão – Vacaria / RSa


Nossos produtos começaram a aparecer nas pistas e conseguir alguns resultados que nos davam ânimo para continuar e a confiança que estávamos no caminho certo.

Em nossa 2ª geração obtivemos o Campeonato Incentivo em Vacaria com a potranca HN Batuta. Obtivemos êxitos nas pistas morfológicas com HN Castanheira, Campeã Potranca Maior e Reservada Grande Campeã, perdendo para HN Bailarina Debochada, que levava o prêmio de Campeã Égua Adulta e Grande Campeã (l° Título de Grande Campeã do Afixo).

Também teve os prêmios de Campeã Incentivo com Ferrari da Hulha Negra, Jocasta da Hulha Negra, Jóia da Hulha Negra e Jaguar da Hulha Negra.

Campeã Potranca Maior com HN Esfera, que acabou em outra oportunidade sendo Reservada Campeã Égua Adulta e credenciada para o Freio de Ouro em Canelinha (SC).

Várias vezes teve os prêmios de Campeã e Melhor Exemplar da raça com Pretto Santa, uma filha de FAT Ibicui em Itapema do Jaredo, todos pertencentes à Cabanha. FAT Ibicui, em parceria com a Cabanha Pretto (50%).

Em 1997 a Cabanha faz seu grande investimento com um grande salto que foi a aquisição do garanhão Ti Hijo Dei Senuelo (Chileno puro, filho de Santa Elba Senuelo). Este garanhão teve uma grande participação na reprodução. Em 1999, Hijo passou a ser treinado por Felipe Silveira e formavam um conjunto espetacular, ganhando respeito e admiração por onde competiam. Tornaram a Cabanha Hulha Negra e o Centro de Treinamento Terra Negra por demais conhecidos, devido a suas fantásticas provas que lhe valeram o 6º lugar no Freio de Ouro 1999 e 8º lugar no Freio de Ouro 2000. O ginete Felipe Silveira foi aclamado o ginete do ano 2000.
A Cabanha Hulha Negra teve várias outras premiações ao longo de suas participações. Podemos destacar:

– TJ Hijo Senuelo — Campeão Cavalo e Grande Campeão Vacaria-RS.
– TJ Luzeiro – Campeão Cavalo e Grande Campeão Vacaria RS.
– TJ Luzeiro — Credenciado ao Freio de Ouro em Lages SC
– Com os produtos de TJ Hijo Del Senuelo e Cabanha Hulha Negra, sagrou-se campeã do 1° Laço de Marca com Forasteiro da Hulha Negra, HN Estampa e HN Escarapela.
– Credenciou para a Final de Laço 2006 – Habilidosa e Harpa da Hulha Negra – em Bento Gonçalves.
– Galeria da Hulha Negra Campeã da ACCR (Associação Catarinense do Cavalo de Rédeas) | Categoria Profissional Competindo com 56 conjuntos de todas as raças, levando a Fivela de Ouro.

 

Jóia da Hulha Negra
Melhor Exemplar da Raça EXPOLAGOA 2006


Em 2002 a grande tristeza foi à morte de TJ Hijo Senuelo mas em 2003 a sorte voltou a sorrir para a Cabanha. Foi incorporado em seu plantel o garanhão Juquete do itapororó (Chileno puro, irmão de Farandola do Itapororó), filho de Rigulemu em Serpentina do Itapororó, dando uma resposta relâmpago e mostrando sua qualidade de Pai já no primeiro ano. Reproduziu produtos excepcionais, destacando:

– Lutador da Hulha Negra Reservado Incentivo – Vacaria.
– Jocasta da Hulha Negra — Campeã incentivo em Vacaria e Reservada em André da Rocha.
– Jóia da Hulha Negra — Campeã Incentivo em André da Rocha, Campeã Incentivo em
Lagoa Vermelha, Campeã Incentivo em Vacaria, Campeã Potranca Menor, Grande Campeã,
Melhor Exemplar da Raça na ExpoLages/O6 e Reservada em Carazinho.
– Jasmini da Hulha Negra — Reservada Incentivo em Lagoa Vermelha.

 

Pai e Filho recebendo Troféu
Campeões de
Laço – 26º Rodeio Nacional –
Campo Bom/RS


As filhas de Juquete ganharam Cinco Primeiros Lugares em Seis Participações, sendo que em duas oportunidades fizeram dobradinha em 1° e 2° lugares, confirmando assim a sua qualidade como Pai.

Juquete do ltapororó na sua primeira competição funcional sagrou-se vencedor na Prova de Inéditos em Santo Ângelo — RS, com uma nota morfológica de 7,050 (nota considerada alta para um Chileno Puro). Esta prova reuniu 26 animais.
Em setembro de 2006 foi credenciado ao Freio de Ouro 2007, na 45 EXPOJUC, com a melhor nota funcional na mangueira e Bayard/Sarmiento.
Seguindo princípios e na busca de objetivos, em 2006, a Cabanha, incorporou em plantel um garanhão de genética diferenciada, BT SATURNO DO JUNCO Irmão materno dos consagrados Hobby do Junco e BT Faceiro do Junco. Seu pai Homero do Junco é irmão inteiro de BT Brazão do Junco. Portanto um filho de Hornero na Percanta (Grande Campeã da Expointer e filha de BT Juquiry — Bi Grande Campeão).